Sunday, October 30, 2005

Ainda aqui

Depois de chegar em casa, deparei-me com o monstro que tenho em meu(antigo) quarto: um K6 II 500 MHz, que, contra todas as expectativas, funciona igual a um 386... Creio que ele seja um dos computadores mais lentos que eu já mexi nos últimos 7 ou 8 anos... E, pra piorar, a internet discada num modem on-board só se conectava a 12000 bps! De volta aos velhos tempos do modems de 14400, quando a internet se resumia a texto puro! Uhuu!

Mesmo assim, na minha ânsia de efetuar ao menos um post, consegui conectar agora e, finalmente, obter uma velocidade decente o suficiente para abrir uma página web. E cá estou novamente, escrevendo para uma gama variadíssima de leitores, de todas as idades, classes socioeconômicas, e quiçá países...

E assim conto-lhes minha jornada, não tão grande quanto a de Frodo, não tão ilustre quanto a de Ulisses, não tão notória quanto a de Jesus, o Cristo, mas ainda assim, a minha.

[]s!!

Thursday, October 27, 2005

Embora!

Nada como ir embora!

E nada como estar ouvindo um dos ícones do samba "raiz"(se é que posso chamar assim), o grandissíssimo Bezerra da Silva! Um dos maiores malandros(na concepção boa da palavra), Bezerra sem dúvida foi O sambista... Letras de uma criatividade e humores excelentes, te fazem rir do começo ao fim ;-)... E nada melhor que uma boa risada pra espantar o cansaço depois de 1 mês e meio aqui na Unicamp hehehhee

Infelizmente, o rapá morreu esse no, no dia 17/1... Mas como o grande Dicró disse, até na morte Bezerra foi malandro: se você der uma olhada na data, vai ver o "171" dando bobeira ;P... E como diria Bezerra: "Otário só tem dois direitos, tomar tapa e não dizer nada!"

[]s!!

Ensaios vividos

Estou lendo "Ensaio sobre a lucidez", de José Saramago. O livro é mais ou menos uma continuação de outra obra do autor, cujo título é "Ensaio sobre a cegueira". Obviamente, o objetivo deste post não é fazer uma revisão ou condensamento das duas obras(por mais que essa idéia possa soar interessante). O objetivo é, apenas, falar sobre o livro.

Não sei se este é o melhor, o pior, ou apenas mais um dos livros de Saramago. Na verdade, nem quero saber. Não gosto desse tipo de julgamentos. Mas o que me chamou a atenção nele foi o fato de tratar-se de um assunto que tem me interessado... A vida política dos cidadãos de um país. Mais precisamente, suas opções e escolhas na hora de ir às urnas. E José trata isso com maestria... Imaginando um país onde, repentinamente, mais de 80% das pessoas votam em branco nas eleições municipais, ele consegue, de um jeito surpreendente, mostrar que a reação dos políticos(estampada no papel pra quem quiser ler), parece ao mesmo tempo ridícula e possível! Você(ou pelo menos eu) consegue imaginar um político fazendo tudo aquilo que ele nos mostra. É impressionante. E ao mesmo tempo, como o próprio título prenuncia, nos faz pensar sobre nossa "lucidez" nesse mundo. Sem fazer perguntas filosóficas-contemporâneas(pelas quais eu nutro um temor cada vez mais crescente) do tipo "nossas escolhas refletem mesmo o que queremos?", Saramago mostra-nos realmente a sujeira dessa chamada "democracia" em que vivemos. Vale a pena ;-)

Em tempo: li Budapeste, de Chico Buarque. Talvez poste algo sobre ele. Merece ;-)

[]s!!

P.S.: Pra você, Andréa. Enfim, algo que não fala sobre bits e bytes ;-)

Wednesday, October 26, 2005

Communication

Just a little thing I've added today here: if you're gonna comment my posts, now you'll have to do a "word verification" every time. I noticed that this service has a lot of spammers, and they are already posting their craps here. I didn't want to do it, but I was forced. Sorry.

[]s!

Considerações

Hmmm... Como começar um post? Olhe, dir-te-ei uma coisa, leitor. Algumas considerações a fazer:

1) Nunca disse que o Linux é ruim... Aliás, sou o primeiro a defendê-lo(viu, senhorita Viviane!)... Porém, vamos combinar uma coisa: Fedora, há muito tempo, deixou de ser um Linux "estável", ou ao menos perto disso. Já virou um antro de perdições mil...

2) Não há segunda consideração.

E aqui termino meu depoimento... Foi difícil, mas não complicado. ;-)

Mas novamente, do império googleliano, as mais novas notícias... Boatos fervilham na internet dizendo que a mais nova empreitada do gigante é na área de banco de dados... Mais especificamente, os computeiros de lá estão desenvolvendo(ainda em caráter de "sigilo", apesar de muita gente já saber) um "banco de dados virtual", onde você, mero internauta, pode cadastrar, relacionar, buscar, e todos os outros verbos da primeira conjugação, seus "dados"(subentenda por "dados" tudo aquilo que você pode cadastrar em algum site... carros, roupas, etc, etc, etc, e põe etc nisso!)... Qual o pulo do gato(pelo menos aquele que eu fiquei sabendo)? Quando você for efetuar uma busca no site, ou no Froogle (o famoso site de compras do Google), ele, de posse do seu banco de dados, vai relacionar os itens encontrados na sua busca com aqueles cadastrados no seu BD, e assim otimizar uma busca pra você, e somente você ;-)... Interessante? Dr. Spock diria "fascinante"...

Minha visão sobre isso(se é que ela te interessa)? Não estamos longe de presenciarmos o apogeu do Google. Chegará um dia(não, não foi Antônio Conselheiro que me contou...) em que logar-se no sistema operacional limitar-se-á a entrar na página do Google e efetuar seu login... Creio que, daqui a um tempo, não precisaremos mais nos incomodarmos com outros serviços, outros portais, etc... Tudo estará ali, naquele site da empresa de 6 letras que está dominando o mundo(tudo isso sem a ajuda do Pink). Quer busca? Google tem. Quer chat? Google tem. Quer mapas? Google tem. Quer compras? Google tem. Quer um serviço que procura livros inteiros na internet? Google tem. Quer um lugar onde se possa ver a Lua mapeada? Google tem. Quer uma rede de amigos? Google tem. Quer e-mail? Google tem. Quer um leitor online de RSS(!!)? Google tem. Quer uma competição de programação? Google tem. Quer blog? Eu quis, e o Google também tem. Quer mais? Muito, mas muito provavelmente, o Google tem ;-).

Não sei se é correto(e nem gosto disso), mas a única previsão que vejo é que o Google, por enquanto, tende a tornar-se o líder absoluto em alguns dos segmentos que todos pensavam "consolidados"... Muita água está por rolar, mas o Google tem algo a mais: pessoas certas, no lugar certo. Pessoas que têm idéias mirabolantes, pessoas que têm talento, e a competência... Bem, essa nem se fala ;-)

[]s!!

P.S.: A saber. Tinha perdido o post todo. Só consegui recuperá-lo pois existe um link ali em cima, chamado "Recover post"... Quer isso? O Google tem ;-)

Tuesday, October 25, 2005

Fe(io)dora

É impressionante a quantidade de pacotes que o Fedora Core 4 disponibiliza para atualizações. Mas é também impressionante a ineficiência do software responsável por fazê-las.

Tudo começou quando meu amigo daqui de casa pediu-me para apresentar-lhe o Linux. Como um bom amante do software livre e de tudo quanto é open-source, adorei o pedido e fui logo mostrando a ele as distribuições disponíveis, o que cada uma trazia de vantagem, desvantagem, etc... Acabamos optando pelo Fedora(pra quem não sabe, uma das mais antigas distribuições, que antigamente chamava-se Red Hat), simplesmente pela alta disponibilidade, e pela suposta facilidade. Cabe aqui mencionar que estudo na Unicamp, e no IC(Instituto de Computação), utilizamos essa versão Linux. Além disso, o que também facilitou foi o fato de que a Unicamp mantém um mirror dessa distro de Linux, e isso faz com que o processo de cópia da distro seja bem mais rápido. Feita essa parte "burocrática"(cópia dos CDs), instalei o Fedora sem problemas na máquina dele. Porém, quando finalmente demos o boot no sistema, notei que o som estava falhando. Tentei executar o "xmms", um player de MP3 muito bom do Linux, para que pudessemos testar algumas músicas. Qual não foi minha surpresa ao saber que o bendito player não estava instalado... Bem, sem problemas, fui caçar o RPM dele na internet, e novamente tive uma surpresa: não encontrei nada. Então, na lanterna dos afogados, baixei o código fonte do programa e, na ânsia por instalá-lo, recebi o golpe fatal: o ./configure dizia-me que a versão da GLIBC instalada(a saber, 2.3.5) era MENOR do que a exigida(1.2.2)... Sim, caros e patriotas amigos, pela primeira vez na minha vida, desde que o mundo é mundo pra mim, 2 é menor que 1... Munido de uma hombridade estranha, fui tentar salvar a honra dos matemáticos e dizer que "Meu filho, 2 é maior que 1!!"... Não sei se por incompetência ou por falta de rigor científico em minha tentativa, dei por fracassada a nobre missão quando, já exaurido, tentava eu voltar a salvo para casa. Voltei, e acabei não conseguindo consertar o som, e nem instalar um mísero tocador de MP3. Após uma longa conversa na mesa de negociações, meu amigo e eu optamos por trocar a distro instalada... Agora sim, depois de tanto apanhar, resolvemos olhar mais sabiamente a questão, e a decisão não podia ser outra: Slackware!!!!

Em tempo, ainda não expliquei por que o software de update do Fedora é deprimente... Mas posso fazê-lo em poucas linhas: esse mesmo amigo, na esperança de resolver o problema, deixou seu computador ligado durante a noite toda, baixando as atualizações disponíveis no FTP do Fedora. Depois de 665 MB e algumas horas de sono, o saldo foi horrível: nenhum pacote instalado. Motivo? É... Ainda estou procurando um!

[]s!!!

Monday, October 24, 2005

Maçante

Coisa chata é começar um blog... Escrever pra ninguém é realmente desconfortante, ainda mais quando se sabe que talvez isso possa perdurar por mais alguns meses. Mesmo assim, continuo aqui, firme e forte, teclando como se isso fosse a última coisa a se fazer do mundo!

A idéia de criar esse "cantinho" da escrita surgiu de várias outras coisas interligadas... Talvez a mais forte tenha sido a necessidade de me expressar de algum modo, de me fazer entender(ou não!), de escrever e deixar fluir o pensamento. E como se diz, as criatividade só se exalta quando o momento pelo qual você está passando é extremamente bom, ou apenas ruim. Talvez meu caso seja o segundo... Mas daí pensei: "Por que fazer isso? Qual a utilidade?". E, segundos depois, veio a resposta: "Bah, dane-se! Vou fazer e pronto".

E voilà! Cá está a obra de arte.... ;-)

[]ss!

Questions!

You(if there is a "you" with this 1-day-blog!) must be asking yourself(or somebody at you side): "What the hell is this blog?". If you get some answer, tell me!

I don't know, either. The only thing I barely know is that I'll be posting here in the next days, and(who knows??) in the next year... Sometimes in English, sometimes in Portuguese(my "official" language), sometimes in morse code, and so on. Feel free to comment my posts, as I'm gonna feel free to post them. And wait for the next chapter!

[]s!!!

Sunday, October 23, 2005

Referenha-se...

Sim, pra você que já está cansado de ouvir falar sobre esse coiso mandado... Referenha-se, referendo!!!!!!

[]s!

That's the way...

Yes... To born is always hard... But, as Led Zeppelin would say, "that's the way it ought to be!". And mamma said that's the way it oughtta stay ;-)

[]s!